terça-feira, 29 de março de 2011

SISTEMA NERVOSO 6ª E 7ª EJA

SISTEMA NERVOSO




 

O Sistema Nervoso tem a capacidade de receber, transmitir, elaborar e armazenar informações. Recebe informações sobre mudanças que ocorrem no meio externo, isto é, relaciona o indivíduo com seu ambiente e inicia e regula as respostas adequadas. Não somente é afetado pelo meio externo, mas também pelo meio interno, isto é, tudo que ocorre nas diversas regiões do corpo. As mudanças no meio externo são apreciadas de forma consciente, enquanto as mudanças no meio interno não tendem a ser percebidas conscientemente.
Quando ocorrem mudanças no meio, e estas afetam o sistema nervoso, são chamadas de estímulos.
O sistema nervoso, junto com o endócrino, desempenha a maioria das funções da regulação do organismo. O sistema endócrino regula principalmente as funções metabólicas do organismo.
 
Com a denominação de sistema nervoso compreendemos aquele conjunto de órgãos que transmitem a todo o organismo os impulsos necessários aos movimentos e às diversas funções, e recebem do próprio organismo e do mundo externo as sensações.
No sistema nervoso distingue-se uma parte nervosa central, formada pelo eixo cérebro-espinhal, da qual partem os estímulos e à qual chegam as sensações, e uma parte nervosa periférica, formada pelos nervos, os quais servem para "conduzir" a corrente nervosa. Os nervos transportam à periferia os estímulos e dela recebem as diversas sensações que, com percurso inverso, são conduzidas ao sistema nervoso central.
 
O sistema nervoso central é a parte nobre do nosso organismo: por presunção é a sede da inteligência, o lugar onde se formam as idéias e o lugar do qual partem as ordens para a execução dos movimentos, para a regulação de todas as funções; é o anteparo ao qual chegam as impressões da vista, do ouvido, do tato, do olfato, dos sabores. No sistema nervoso central fica, em suma, o comando de todo o organismo, seja entendido no sentido físico, seja no sentido psíquico. Toda a lesão que ocorra em uma parte qualquer do sistema nervoso central é quase sempre permanente e não pode ser reparada. As células do sistema nervoso têm caráter "definitivo", não se regeneram quando são destruídas, como acontece, por exemplo, com os outros tecidos, como a pele, os músculos, etc.
O tecido nervoso é constituído por uma parte nobre, à qual está confiada a atividade nervosa, e de uma parte de sustento, que tem a função de constituir o arcabouço da primeira. A primeira parte é o tecido nervoso propriamente dito, a segunda é chamada neuróglia. Ela desempenha no sistema nervoso aquela função que nos outros aparelhos é desempenhada pelo tecido conjuntivo. O tecido nervoso é formado de células e fibras nervosas.
Nosso sistema nervoso central divide-se em duas partes: Encéfalo - situado no crânio e formado pelos seguintes órgãos: cérebro, cerebelo, ponte ou protuberância e bulbo; Medula espinhal tebral - localizada no canal vertebral.
 
O encéfalo e a medula formam o sistema nervoso central.


O SNC pode ser comparado a um supercomputador, capaz de processar um número enorme de bits de informação, provenientes de diferentes órgãos sensoriais e, então, determinar a resposta a ser executada pelo organismo. O modo de transmissão entre os neurônios, no cérebro, não é elétrico, e sim carregado por neurotransmissores, substâncias químicas neuroativas liberadas no lado pré-sináptico da junção entre dois neurônios, a sinapse.
 
A sinapse é o ponto de contato entre um neurônio e o seu vizinho - um local próprio para a transmissão de sinais. Na sinapse, um neurônio (o pré-sináptico) libera neurotransmissores, que viajam pelo meio intercelular, até os receptores sinápticos do neurônio seguinte (o pós-sináptico), desencadeando um potencial de ação no segundo neurônio. Os receptores são, na verdade, proteínas situadas na membrana celular do neurônio, que interagem com o Neurotransmissor, provocando uma alteração conformacional em algumas regiões da membrana (como canais de sódio ou cloro). Isto produz uma polarização ou despolarização da membrana celular deste neurônio - é o impulso elétrico gerado por uma sinapse química.

POLUIÇÃO 5ª E 6ª EJA


Nosso planeta já está assim! Extremamente poluído. Isso dificulta a vida na Terra.

1-O que nós estamos fazendo para que nosso planeta fique assim?

2-O que você está fazendo para reduzir o lixo em nosso planeta?

3-Indique as formas que o ser humano pode utilizar para reduzir a poluição do solo: 


POLUIÇÃO DO SOLO

O solo é um recurso natural básico, constituindo um componente fundamental dos ecossistemas e dos ciclos naturais, um reservatório de água, um suporte essencial do sistema agrícola e um espaço para as atividades humanas e para os resíduos produzidos.
A degradação do solo pode ocorrer através de:
Desertificação
Utilização de tecnologias inadequadas
Falta de práticas de conservação de água no solo
Destruição da cobertura vegetal
A contaminação dos solos dá-se principalmente por resíduos sólidos e líquidos, águas contaminadas, efluentes sólidos e líquidos, efluentes provenientes de atividades agrícolas etc. Assim, pode-se concluir que a contaminação do solo ocorrerá sempre que houver adição de compostos ao solo, modificando suas características naturais e as suas utilizações, produzindo efeitos negativos.

















POLUIÇÃO DAS ÁGUAS
As atividades industriais, mineradoras e agrícolas são as principais emissoras de poluentes tóxicos nas águas. Entre as substâncias descarregadas estão os compostos orgânicos do clorinato, minerais, derivados de petróleo, mercúrio e chumbo (todos pelas indústrias) e fertilizantes, pesticidas e herbicidas (pela agricultura), que são arrastados para os rios com as chuvas.
Outra fonte importante de poluição é o despejo de esgoto: nas cidades e regiões agrícolas são lançados diariamente cerca de 10 bilhões de litros de esgoto que poluem rios, lagos e áreas de mananciais
Qualquer poluente que entre em contato com o solo ou com a água pode contaminar também os lençóis de água subterrâneos










Poluição Sonora
Algumas pesquisas mostram que o ruído constitui um dos agentes mais nocivos à saúde humana, causando hipertensão arterial, gastrites, úlceras e impotência sexual. O limite de tolerância do homem a ruídos contínuos e intermitentes, estabelecido pelo Ministério do Trabalho, é de 85 decibéis por 8 horas diárias.
Pessoas que trabalham ou vivem em locais com muito ruído podem ficar surdas ou com um zumbido constante nos ouvidos.















 
Poluição Visual
Trata-se da degradação do ambiente natural ou artificial que provoca incômodo visual.
O excesso de outdoors, propagandas, cartazes etc., faz com que a cidade fique visualmente poluída, pois estes além de deixarem a cidade feia, ainda a torna cada vez mais suja, devido aos papéis que são jogados na rua.
A gravidade deste tipo de poluição será ainda maior se o bem lesado for um bem tombado
























A poluição atmosférica, nas regiões urbanas, tem aumentado devido à crescente atividade industrial e ao aumento do número de veículos motorizados em circulação. A qualidade do ar urbano tem causado sérios problemas às condições de vida das pessoas, das plantas e dos animais que vivem nas cidades e arredores.
Estes poluentes provêm de várias fontes, algumas emitidas diretamente de veículos automotores, outras formadas indiretamente através de reações fotoquímicas no ar.
A poluição do ar é classificada em
Poluição pelos detritos industriais
Poluição pelos pesticidas
Poluição radioativa
Fatores que causam a poluição do ar
Fatores naturais: são aqueles que têm causas nas forças da natureza, como tempestades de areia, queimadas provocadas por raios e as atividades vulcânicas.
Fatores artificiais: são aqueles causados pela atividade do homem, como a emissão de combustíveis de automóveis, queima de combustíveis fósseis em geral, materiais radioativos, queimadas etc.




POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA

APARELHO CIRCULATÓRIO 7ª E 8ª EJA



. Introdução
A finalidade do sistema circulatório é conduzir nutrientes e oxigênio, retirando excretas e compostos tóxicos do organismo.
2. Circulação no Homem
A circulação ocorre dentro de tecidos condutores, que são:
2.1 – Artérias





Saindo do coração, o sistema arterial se ramifica ao máximo para permitir que o sangue chegue a todas as partes do organismo. As artérias se dividem em arteríolas e estas se ramificam em ductos muito finos (capilares sanguíneos), formando uma rede bastante extensa. Nas artérias o sangue circula sob uma grande pressão, sendo assim apresentam uma camada muscular bem desenvolvida, muitas fibras elásticas e presença de colágeno.
2.2 – Veias

As veias têm paredes mais finas do que as das artérias, pois suportam uma pressão sanguínea mais fraca, levando o sangue dos tecidos para o coração.
Como trazem sangue em sentido contrário a gravidade, as veias apresentam válvulas que impedem o retorno do sangue, além da atuação dos músculos esqueléticos que auxiliam a chegada do sangue ao coração. Como trabalham sob baixa pressão as veias apresentam uma camada muscular pouca desenvolvida e com poucas fibras elásticas.
As veias de pequeno calibre são denominadas de vênulas.
2.3 – Capilares
As arteríolas se ramificam em ductos muito finos (capilares sanguíneos), formando uma rede bastante extensa. A parede dos capilares é muito fina, o que facilita as trocas de nutrientes e gases entre o sangue e as células e também de resíduos da atividade celular. Os capilares são formados por uma única camada de célula, sendo por este motivo que estão espalhados por todo corpo.
Os nutrientes chegam através do sangue e os capilares apresentam uma importante função neste processo. Observe:
PH (Pressão hidrostática) – é alta no início dos capilares, isto permite a expulsão de água e conseqüentemente de nutrientes e gases.


Arteríola


Capilares - A PH sai dos capilares p/ os tecidos levando nutrientes e gases.

Veias – Ao final do processo a pressão osmótica é alta, isto porque as proteínas não extravasaram os capilares. Neste caso, no final dos capilares o meio se torna hipertônico e ocorre a entrada de água, levando resíduos e gás carbônico.











ANATOMIA DO SISTEMA CIRCULATÓRIO

ÁTRIO DIREITO – Valva tricúspide  VENTRÍCULO DIREITO
ÁTRIO ESQUERDO – Valva bicúspide ou mitral – VENTRÍCULO ESQUERDO
As valvas tricúspide e bicúspide impedem o retorno do sangue do ventrículo para o átrio.



1. PEQUENA CIRCULAÇÃO
VENTRÍCULO DIREITO – Recebe o sangue venoso.

ARTÉRIA PULMONAR - Direita e Esquerda.

PULMÃO – Nos capilares pulmonares ocorre a hematose (trocas gasosas).

VEIAS PULMONARES – Sai duas de cada pulmão.

ÁTRIO ESQUERDO - Recebe o sangue arterial.
2. GRANDE CIRCULAÇÃO
VENTRÍCULO ESQUERDO – Apresentam um miocárdio com desenvolvimento maior pois se contraem com mais força.

ARTÉRIA AORTA – Ramifica–se e distribui sangue por todo o corpo.

ÁTRIO DIREITO - O sangue chega pela veia cava superior e inferior.

Esquema da circulação sangüínea: 1-Coração; 2-Circulação cerebral; 3-Circulação pulmonar; 4-Circulação hepática; 5-Circulação gástrica; 6-Baço; 7-Circulação renal; 8-Circulação intestinal; 9-Circulação nos membros inferiores.
Observações:
1. O átrio e o ventrículo são formados por músculos denominados de miocárdio. Os ventrículos apresentam um miocárdio mais desenvolvido pois se contraem com maior força.
2. O músculo cardíaco é irrigado com nutrientes e gás pelas artérias e veias coronárias.
3. A valva semilunar aórtica e pulmonar impedem o retorno do sangue ao ventrículo.
FISIOLOGIA DO SISTEMA CIRCULATÓRIO
CICLO CARDÍACO
ÁTRIO DIREITO – O sangue chega ao átrio direito pela veia cava inferior e superior (circ. sistêmica), sendo este
sangue denominado de venoso.


VALVA TRICÚSPIDE – Através da contração do átrio a valva se abre, permitindo a passagem do sangue para o
ventrículo direito.



VENTRÍCULO DIREITO – Ao se contrair fecha–se à valva tricúspide e abre a valva semilunar pulmonar, indo o sangue para os pulmões.


ÁTRIO ESQUERDO - Recebe o sangue arterial vindo do pulmão, através das veias pulmonares. Ao se contrair permite a passagem do sangue arterial para o ventrículo esquerdo.

VALVA MITRAL OU BICÚSPIDE – Através da contração do átrio a valva se abre, permitindo a passagem do sangue para o ventrículo esquerdo.

VENTRÍCULO ESQUERDO - Ao se contrair permite o fechamento da valva mitral e a abertura da valva semilunar aórtica e o sangue seguem para o corpo (circulação sistêmica).
Obs: A abertura e fechamento das válvulas ocorrem por diferenças de pressão entre átrio e ventrículo

terça-feira, 22 de março de 2011

CONSERVAÇÃO DO SOLO - 5ª e 6ª EJA

Definição
Quando o solo não recebe tratamento adequado ele pode perder suas propriedades naturais e se tornar infértil. Para sua conservação, algumas medidas podem ser tomadas:

Conservação da vegetação nativa
Uma das mais importantes medidas para conservar o solo é não praticar o desmatamento. A vegetação natural possui características que conservam o solo.
Combate à erosão
Feito através do sistema de curvas de nível. Valetas em sentido circular são feitas no solo de regiões altas (montanhas, morros, serras). Estas valetas absorvem a água, evitando assim as enxurradas que levam as terras.
erosão do solo
      curvas de nível
Reflorestamento

A falta de vegetação pode facilitar a ocorrência da erosão. Com a plantação de árvores em regiões que sofreram desmatamento, evita-se a erosão. O eucalipto e o pinheiro são as árvores mais utilizadas neste processo, pois suas raízes “seguram” a terra e absorvem parte da água.
                       reflorestamento
Rotação de cultura
A área de plantações pode ser dividida em partes, de maneira que uma delas ficará sempre descansando. As outras partes recebem o plantio de culturas diferentes. Após a colheita, ocorre uma rotação, sendo que a parte que havia descansado recebe o plantio e uma que foi usado vai para o descanso. Desta forma, evita-se o desgaste da terra (perda de nutrientes), dificultando sua infertilidade.
Evitar as Queimadas
Ao queimar uma área agrícola os objetivos do agricultor são controlar as pragas, limpar áreas para plantio, renovar pastagens e facilitar na colheita da cana-de-açúcar. Ao mesmo tempo em que as queimadas facilitam a vida do agricultor, trazendo benefícios em curto prazo, elas também prejudicam a biodiversidade, a dinâmica dos ecossistemas, aumentam a erosão do solo, afeta a qualidade do ar e pode acarretar danos ao patrimônio público e privado (quando ocorrem queimadas próximas a rodovias, rede elétrica e entre limites de áreas agrícolas).


Você sabia?
- Comemora-se em 15 de abril o Dia da Conservação do Solo.


SISTEMA URINÁRIO - 7ª E 8ª - EJA

Urina

A urina é composta de aproximadamente 95% de água. Os principais excretas da urina humana são: a uréia, o cloreto de sódio e o ácido úrico.
O SISTEMA URINÁRIO
A eliminação da urina é feita através do sistema urinário. Os órgãos que compõe o sistema urinário são os rins e as vias urinárias.
As vias urinárias compreendem o ureter, a bexiga e a uretra.
Os nossos tecidos, que recebem do sangue as substâncias nutritivas, ao sangue abandonam aqueles compostos químicos tóxicos que neles se formam como resultado do complexo fenômeno da nutrição. Tais substâncias são danosas e devem ser eliminadas para não intoxicar o organismo e pôr a vida em perigo. A maior parte desses produtos é eliminada por trabalho do aparelho urinário; somente uma parte mínima é eliminada pelas glândulas sudoríparas mediante o suor.
Os nossos tecidos, que recebem do sangue as substâncias nutritivas, ao sangue abandonam aqueles compostos químicos tóxicos que neles se formam como resultado do complexo fenômeno da nutrição. Tais substâncias são danosas e devem ser eliminadas para não intoxicar o organismo e pôr a vida em perigo. A maior parte desses produtos é eliminada por trabalho do aparelho urinário; somente uma parte mínima é eliminada pelas glândulas sudoríparas mediante o suor
Como é constituído o sistema urinário?
Os componentes do sistema urinário são: dois rins, dois ureteres, a bexiga urinária e a uretra. Os rins são os principais órgãos do sistema urinário. Situados na cavidade abdominal, na região lombar, um de cada lado da coluna vertebral e rodeados por um tecido gorduroso, os rins são órgãos em forma de feijão, de cor vermelha escura. Têm o tamanho de um ovo de galinha, medindo cerca de 11 cm de comprimento e 6 cm de largura. Pesam entre 115 e 155 gramas nas mulheres e entre 125 e 170 gramas nos homens. O lado côncavo está voltado para a coluna vertebral e é por esse lado que entram e saem os vasos sanguíneos, do qual a artéria renal e a veia renal são os mais importantes.
Os nossos tecidos, que recebem do sangue as ubstâncias nutritivas, ao sangue abandonam aqueles compostos químicos tóxicos que neles se formam como resultado do complexo fenômeno da nutrição. Tais substâncias são danosas e devem ser eliminadas para não intoxicar o organismo e pôr a vida em perigo. A maior parte desses produtos é eliminada por trabalho do aparelho urinário; somente uma parte mínima é eliminada pelas glândulas sudoríparas mediante o suor.
O aparelho urinário tem a tarefa de separar do sangue as substâncias nocivas e de eliminá-las sob a forma de urina. Compõe-se ele dos rins, que filtram o sangue e são os verdadeiros órgãos ativos no trabalho de seleção das substâncias de rejeição; dos bacinetes renais com os respectivos ureteres, que conduzem a urina até a bexiga; da bexiga, que é o reservatório da urina; da uretra, canal mediante o qual a urina é conduzida para fora
O QUE É A HEMODIÁLISE??
A hemodiálise é um tratamento que consiste na remoção do líquido e substâncias tóxicas do sangue com um rim artificial. É o processo de filtragem e depuração de substâncias indesejáveis do sangue como a creatinina e a uréia. A hemodiálise é uma terapia de substituição renal realizada em pacientes portadores de insuficiência renal crônica ou aguda, já que nesses casos o organismo não consegue eliminar tais substâncias devido à falência dos mecanismos excretores renais.

TEXTO ESCOLHIDO SOBRE O DIA INTERNACIONAL DA ÁGUA

Há muito tempo se houve falar sobre racionamento de água, e que se não cuidarmos vamos ficar sem água.A água é um bem natural e tudo que vamos fazer precisamos da água.Agora imagine-se um dia inteiro sem água nenhuma? Não tem condições, então temos que conscientizar as pessoas a cuidar da nossa riqueza.
1º não poluido rios e córregos;
2º quando for escovar os dentes desligar a torneira;
3º quando for tomar banho não deixar o chuveiro ligado todo o tempo;
4ºquando for limpar sua calçada , varrer primeiro.
Essas são pequenas coisas que irão fazer a diferença no futuro ( Pense na água como um ente querido, se perdermos vamos sofrer)
autora: Fernanda Pereira Ricarte
PARABÉNS FERNADINHA CONTINUE ASSIM, SENDO CRIATIVA E FAZENDO A DIFERENÇA

DIA INTERNACIONAL DA ÁGUA - PARA TODOS OS ALUNOS

Planeta Água
Guilherme Arantes
Composição: Guilherme Arantes

Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...

Águas escuras dos rios
Que levam
A fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...

Águas que caem das pedras
No véu das cascatas
Ronco de trovão
E depois dormem tranqüilas
No leito dos lagos
No leito dos lagos...

Água dos igarapés
Onde Iara, a mãe d'água
É misteriosa canção
Água que o sol evapora
Pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão...

Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris
Sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes, são lágrimas
Na inundação...

















SOU ÁGUA CRISTALINA
Sou água cristalina que da terra brota
Minhas nascentes são preciosidades
Neste planeta que ainda é raridade
Pois outra vida não foi encontrada
Formando uma correnteza a fluir
Saciando a sede da humanidade
Saciando a sede das plantações
Saciando a sede de todas as nações
Saciando a sede da natureza em geral
Sem
mim não haverá vida não
Cuidem das nascentes como jóias raras
Dela todos são dependentes

Temos apenas um quarto de terra
Neste planeta azulado pela água
A maior parte não se pode beber
E hoje já se fala na extinção dela
Esta fonte de vida para todos
Sem falar dos que morrem
Em muitos países pela falta dela
Aqui mesmo no Brasil temos
Lugares onde a água é escassa
Se o meu grito assim como de muitos
Fossem ecoados pela terra toda
Teriam mais consciência e cuidado
Com a água que é inutilizada
Principalmente pelas indústrias

Sou água cristalina que brilho como diamante
Quanto caio da cachoeira sob o sol radiante

Ouvimos o som dos seus ecos de socorro
Tentamos tapar os ouvidos, mas não há como
Temos que gritar em conjunto fazendo eco no mundo

Sou água cristalina

 

Por favor, me socorra
Não me deixe secar nem evaporar
Não tapem minhas nascentes estou morrendo
Quero ficar aqui e saciar a sede de todos
Sou água cristalina que faço a diferença neste planeta
AUTORA: ANGELA LUGO

















O DIA NÃO É DOMINGO MAS A CHARGE É INTERESSANTE RSRSRS

TEXTO PARA PENSAR
Vou correndo, como se isso me fizesse escapar dos pingos da chuva que se inicia. Menos tempo na chuva, pode ser ilusório, mas tenho a impressão de que ficarei menos molhado, de que chegarei menos ensopado. Com o canto do olho observo o senhor que com a mangueira termina de limpar a calçada, mesmo sabendo que a chuva há de modificar todo o cenário nos próximos instantes. Ou vai trazer de volta toda a sujeira que ele está tirando ou vai lavar outra vez o que ele acabou de lavar.

A água que cai do céu cai purinha, purinha, é o que penso enquanto corro dela. A água que cai do céu. Lembro-me do livro da Camille Paglia em que ela afirmava, ou pelo menos foi o que me recordo de ter dali subtraído, que o homem havia optado por viver em grupo por temor aos fenômenos naturais: chuvas, clima, terremotos etc. Foi preciso se unir contra as forças da natureza. As forças amorais na natureza. Quando passa um furacão levando tudo, bons ou os maus, estão todos ameaçados. Quando chove muito e tudo começa a inundar, anjos e demônios poderão estar, em breve, igualmente submersos. Quando a água falta, senhores e escravos morrem da mesma sede. Há forças mais poderosas que a maldade humana.

Os destinos turísticos são, em sua maioria, lugares interessantes por causa da água. Praias, lagos, rios, cachoeiras: somos naturalmente atraídos pela água. A simples vista para o mar ou rio já torna um ambiente mais interessante. Parece óbvio o que digo mas se levarmos em conta que grande parte do planeta é tomado por água isso passa a ser, sim, digno de nota: vivemos em meio a tanta água e ainda somos tão fascinados por ela! Nosso organismo é também, em sua maior porção, água. Somos água, viemos da água, para a água voltaremos e, enquanto tivermos como aproveitar a vida, queremos fazê-lo perto de alguma fonte de água límpida, na beira de um rio ou mar. Navegando, que seja. Queremos água.

Vivemos, porém, sob o alerta de que a água pode acabar. É preciso economizar. Parece absurdo pois a água é absolutamente indestrutível! Se você toca fogo ela vira fumaça e depois volta a ser água, se congela ela derrete e volta a ser água, seja lá o que se faça com ela, a água volta a ser água depois de um tempo, pura e cristalina. E na mesma quantidade! Pois é. Mas pode voltar salgada. Sabe lá o que é morrer de sede em frente ao mar? O prejuízo maior que a água pode sofrer é a poluição. Uma vez poluída a água pode demorar muitos anos para voltar ao seu estado natural, potável, como os pingos da chuva lá do início.

Volto ao início e ao senhor que tentava varrer uma folha de árvore, pequenina, da porta de seu prédio, segundos antes da chuva começar. Quantos litros de água pura ele desperdiçava naquela tarefa imbecil? Não seria mais fácil varrer a folhinha ou pegá-la com a mão? Aquela água correria para o bueiro e se juntaria ao esgoto cheio de substâncias químicas e de lá iria parar sabe-se lá onde, mas, poluída, demoraria um tempo enorme para voltar para o reservatório d'água da cidade. Este tempo é que pode ser o suficiente para uma cidade entrar em caos por não ter o que beber. A água não vai "acabar" nunca, mas talvez, um dia, não possamos usufruir dela onde e como gostaríamos. Talvez as grandes desgraças naturais não nos metam tanto medo porque o que nos vai derrotar mesmo sejam as folhinhas nas calçadas. Aguadas de estupidez.
Leo Jaime 16/09/2009
DIA INTERNACIONAL DA ÁGUA 22/03/20011


















quinta-feira, 17 de março de 2011

LITOSFERA- 5ª E 6ª EJA

VIAGEM  AO CENTRO DA TERRA
O Planeta Terra é formado basicamente por três camadas:
A Crosta, constituída de materiais mais leves:
O Manto, camada intermediária;
O Núcleo, formado por materiais mais densos;
Além dessas três camadas, há ainda um substrato pastoso entre a Crosta e o Manto denominado Astenosfera

A crosta ou crosta terrestre é a camada mais externa do planeta e é a parte superior da litosfera, com uma espessura variável de 5 a 70 km. A crosta é constituída principalmente por basalto e granito e fisicamente é menos rígida e mais fria do que o manto e o núcleo da Terra.
A Crosta Terrestre é dividida em vários “pedaços” que são chamados de placas tectônicas.




 Litosfera ou Crosta Terrestre: Camada externa e sólida que circunda a Terra. É constituída por rochas e solo de níveis variados e composta por grande quantidade de minerais.
A litosfera possui espessura de aproximadamente 72 km abaixo dos continentes, que recebe o nome de crosta continental, e espessura de aproximadamente 8 km abaixo dos oceanos, que recebe o nome de crosta oceânica.



- Manto: camada localizada logo abaixo da Crosta Terrestre e estende-se até quase a metade do raio da Terra É formada por vários tipos de rochas que, devido às altas temperaturas, encontram-se no estado pastoso e recebem o nome de magma.

- Núcleo: é a camada mais interna do planeta e representa cerca de 1/3 de toda a massa da Terra. Possui temperaturas altíssimas e acredita-se que seja formado por metais como ferro e níquel entre outros elementos.
As rochas que constituem a litosfera podem ser:
Rochas magmáticas ou rochas ígneas: São formadas pelo magma localizado abaixo das rochas que se solidificam.
Rochas sedimentares: Formadas pela falta de detritos provocados por ações erosivas.
Rochas metamórficas: Formadas por rochas magmáticas e sedimentares que sofreram alterações.




ROCHAS MAGMÁTICAS

                                                                      



ROCHAS SEDIMENTARES





ROCHAS METAMÓRFICAS

PLACAS TECTÔNICAS
Uma placa tectônica é uma porção de litosfera limitada por zonas de convergência e/ou zonas de subducção. Atualmente, a Terra tem sete placas tectônicas principais e muitas mais sub-placas de menores dimensões.
TECTONISMO
 
Tectonismo ou diastrofismo, do grego diastrofén (distorção), são movimentos internos da crosta terrestre que provocam modificações nas placas litosféricas. Nos choques a placa menos viscosa (mais aquecida) afunda sob a mais viscosa (menos aquecida).

Parque Nacional de Thingvellir, fissura (gjá)
 entre as placas tectónicas da América do Norte e da Eurásia


PLACA TECTÔNICA NA ÁFRICA

A Placa África está em vias de se dividir em duas duas novas placas tectônicas – a Placa Núbia e a Placa Somália.