terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

EXERCÍCIOS DE BIOLOGIA 1° ANO


EXERCÍCIOS DE FIXAÇAO

1)  A descoberta dos microscópios de luz (óptico) e eletrônico permitiu muitos avanços nas diversas áreas da Biologia. Um microscópio de luz pode apresentar um poder de resolução 1200 vezes maior que o do olho humano e o eletrônico, 250 mil vezes. Utilizando-se um microscópio de luz, é correto afirmar que é possível observar os seguintes níveis de organização da vida:

A)
Populações, tecidos e átomos.
B)
Populações, moléculas e órgãos.
C)
Células, tecidos e organismos
D)
Moléculas, organismos e células.
E)
Moléculas, átomos, e órgãos.


02. Os diversos níveis de organização biológica são:

(1) ecossistema
(2) célula
(3) indivíduo
(4) sistema
(5) tecido
(6) comunidade
(7) órgão
(8) população

A seqüência correta é:

a) 5 – 7 – 2 – 4 – 3 – 6 – 8 – 1
b) 2 – 5 – 7 – 4 – 8 – 3 – 1 – 6
c) 2 – 5 – 7 – 4 – 3 – 6 – 8 – 1
d) 2 – 5 – 7 – 4 – 3 – 8 – 6 – 1
e) 7 – 5 – 6 – 3 – 4 – 8 – 1 – 2


03. O conjunto de indivíduos da mesma espécie que
habita determinada região geográfica é
chamado:
•A) Comunidade
•B) Nicho ecologico
•C) Ecossistema
•D) População
•E) Bioma


04.Considere as frases abaixo:

- O conjunto de indivíduos de uma mesma espécie que
ocorre em uma mesma área, em um mesmo
intervalo de tempo.


- Todas as populações que ocorrem em determinada área


- O conjunto de todos os ecossistemas da Terra


I, II e III referem-se, respectivamente, a definições de:


•A) População, comunidade e bioma
•B) Ecossistema, biocenose e bioma
•C) População, ecossistema e biocenose
•D) População, comunidade e biosfera


5) Quais são as características básicas que um organismo deve apresentar para ser considerado um ser vivo?

6) Cite Exemplos de plantas que possuem movimento.

7) Diferencie:

a) Reprodução Sexuada de Assexuada

b) Células Procariontes de Eucariontes

c) Seres Autótrofos de heterótrofos.

d) Locomoção e Movimento

 

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

1º ano A - B - B1 INTRODUÇÃO À BIOLOGIA

A Biologia (do grego βιος, bios = vida; e λογος, logos = estudo) é a ciência responsável pelo estudo da vida: seu surgimento, processo evolutivo, constituição, formas de relação entre indivíduos da mesma espécie ou de espécies diferentes e também com o mundo abiótico.

Embora nem sempre analisar o todo, por meio de suas partes, corresponda fielmente ao real, seria basicamente impossível estudar a Biologia sem que na mesma houvesse divisões, considerando a sua abrangência. Esse texto apresentará algumas áreas de estudo dessa ciência. São elas:

- Citologia (ou Biologia Celular), como o nome sugere, é responsável pelo estudo das células: sua composição, estruturas, organelas e metabolismo.

- Embriologia: responsável pelo estudo do desenvolvimento embrionário, antes mesmo da fecundação, até o nascimento.

- Histologia: estudo dos tecidos animais (muscular, epitelial, conjuntivo e nervoso).

- Anatomia: estudo das estruturas corporais.

- Microbiologia: estudo dos micro-organismos - vírus, bactérias, arqueas, fungos e protozoários.

- Botânica: estudo das plantas, incluindo sua morfologia, tecidos e processos inerentes ao metabolismo.

- Zoologia: estudo dos animais. Didaticamente, a Zoologia pode ser dividida em Zoologia dos Invertebrados e Zoologia dos Vertebrados e, academicamente falando, há pesquisadores que se atêm a grupos específicos, como a Entomologia (estudo dos insetos) e Herpetologia (estudo dos répteis e anfíbios).

- Genética: estudo das leis da hereditariedade.

- Evolução: estudo dos processos de transformação que populações e espécies sofrem ao longo do tempo, dando origem a novas formas de vida.

- Ecologia: estudo das relações dos seres vivos entre si e o meio ambiente.

- Paleontologia: estudo dos fósseis.

CARACTERÍSITICAS GERAIS DOS SERE VIVOS

Composição química Está representada por:
Substâncias inorgânicas: água e sais minerais.
Substâncias orgânicas (possuem o carbono como elemento principal): carboidratos, lipídios, proteínas, ácidos nucléicos e vitaminas. A composição química aproximada da matéria viva é de 75 a 85% de água; 1% de sais minerais; 1% de carboidratos; 2 a 3% de lipídios; 10 a 15% de proteínas e 1% de ácidos nucléicos.

Metabolismo - É o conjunto de processos químicos responsáveis pela transformação e utilização da matéria e da energia pelos organismos. Apresenta duas etapas: anabolismo (processos de síntese) e catabolismo (processos de degradação ou análise).

º Organização celular - Com exceção dos vírus, todos os seres vivos são formados por células. De acordo com o tipo de célula os seres vivos podem ser.

º Procariontes - Possuem células procariotas, isto é, com membrana celular, citoplasma e nucleóide. Ex.: bactérias, algas azuis ou cianofíceas e PPLO.

º Eucariontes - Possuem células eucariotas, isto é, com membrana celular, citoplasma e núcleo. Ex.: protistas, fungos, plantas e animais.

º Diferenciação celular - Ocorre nos seres multicelulares. As células sofrem modificações dando origem a grupos de células com formas variadas, cada qual adaptada ao exercício de uma determinada função.

º Movimento - É a variação da posição do corpo no decorrer do tempo em relação a um sistema de referência.

º Crescimento - É o aumento do tamanho físico de um corpo. Nos seres vivos ocorre devido à incorporação e transformação dos alimentos.


Níveis de organização dos Seres Vivos

Átomos e moléculas: os átomos formam toda a matéria que existe. Eles se unem por meio de ligações químicas para formar as moléculas

- desde moléculas simples como a água (H2O), até moléculas complexas como proteínas, que possuem de centenas a milhares de átomos.
Organelas e células: as organelas são estruturas presentes no interior das células, que desempenham funções específicas. São formadas a partir da união de várias moléculas. A célula é a unidade básica da vida, sendo imprescindível para a existência. Existem tipos diferentes de células, cada uma com sua especificidade.
Tecidos: os tecidos são formados pela união de células especializadas e semelhantes que desempenham a mesma função. Os tecidos estão presentes apenas em alguns organismos multicelulares, como as plantas e os animais.
Órgãos e sistemas: os tecidos se organizam e se unem, formando os órgãos. Os sistemas são formados pela união de vários órgãos, que trabalham em conjunto para exercer uma determinada função corporal, como, por exemplo, o sistema digestório, que é formado por diferentes órgãos (boca, esôfago, estômago, intestinos, dentre outros).



Organismo: a união de todos os sistemas forma o organismo, que pode ser, por exemplo, uma pessoa.
     Classificação dos Seres vivos

Atualmente, os seres vivos são divididos em 5 Reinos: Monera, Protista, Fungi, Animalia e Plantae.

Reino Monera - Compreende os organismos unicelulares e procariontes que não possuem núcleo individualizado. Exemplos: bactérias, cianofíceas (cianobactérias) .

Reino Protista - Compreende os organismos unicelulares eucariontes, isto é, que possuem núcleo organizado (delimitado por membrana ou carioteca).
Exemplos: protozoários, algas unicelulares (euglenófitas, crisófitas e pirrófitas).

Reino Fungi - Compreende os organismos eucariontes, uni ou pluricelulares e heterótrofos (alimentam-se de substâncias orgânicas pré-elaboradas).
Exemplos: todos os fungos (bolor, fermento e cogumelo).

Reino Animalia ou Metazoa - Compreende os animais pluricelulares e eucariontes.
Exemplos: todos os animais desde os Poríferos até Mamíferos.

Reino Plantae ou Metáfita - Compreende as plantas pluricelulares e eucariontes.
Exemplos: algas pluricelulares (clorofíceas, rodofíceas e feofíceas), vegetais intermediários e vegetais superiores.

Nota - Os vírus por não apresentarem todas as características gerais dos seres Vivos, são classificados à parte e serão estudados em outro local onde, também, serão estudados detalhes sobre a AIDS e outras doenças viróticas.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Por que as formigas seguem o mesmo caminho feito pelas outras?

As formigas sempre seguem o mesmo caminho das outras pelo motivo de que as que passam primeiro em um lugar depositam uma susbtância química chamada feromônio.
Essa substância "marca" o caminho que as outras formigas tem que seguir para encontrarem comida e posteriormente retornarem ao formigueiro.
 O feromônio é como uma placa de trânsito orientando as formigas sobre onde ou não ir ou onde ir. Isso porque não se produz apenas um tipo de feromônio: enquanto um indica a trilha correta a ser seguida, outros podem alertar sobre rotas erradas e que não levam a locais com comida.
Por conta dessas mesmas substâncias que quando passamos o dedo na trilha das formigas, as que vem atrás ficam desorientadas, pois acabamos de retirar os feromônios ali depositados.
 

“Arvore milagrosa” pode purificar e clarificar a água de modo barato e sustentável.


Uma substância natural obtida das sementes de uma “árvore milagrosa” pode purificar e clarificar a água de modo barato e sustentável.
Em um mundo onde existe mais de 1 bilhão de pessoas sem acesso à água potável, essa descoberta sinalizaria um grande avanço. A pesquisa foi publicada no ACS Journal Langmuir.
Uma solução usa as sementes de uma árvore com grande potencial para produzir água potável, extremamente limpa. O processo de tratamento da água exige apenas sementes de uma árvore, é o que afirma os pesquisadores responsáveis pelo estudo.
A planta consegue remover micróbios causadores de doenças e sedimentos na água, transformando-a em perfeitamente potável, uma tecnologia simples que muitas vezes não está disponível em muitas áreas rurais em países em desenvolvimento. O grande avanço foi descoberto na espécie Moringa oleifera, também chamada de “árvore milagre”, uma planta cultivada em regiões equatoriais, usada para alimentação, remédios tradicionais e biocombustível.
A autora da pesquisa, Stephanie B. Velegol, Ph.D., da Universidade do Estado da Pensilvânia, declarou: “Pesquisas anteriores mostraram que uma proteína nas sementes da Moringa consegue limpar a água. Constatamos que a água não pode ser guardada por muito tempo e outros métodos de purificação são muito caros. Queríamos desenvolver uma forma mais simples e menos cara de utilizar o poder de suas sementes”.
Para isso, ela acrescentou um extrato da semente que contém a carga positiva da proteína específica encontrada na planta, conseguindo se ligar aos sedimentos e matado os micróbios. A areia torna-se carregada negativamente, permitindo ótima sedimentação.
O pó da planta carregada negativamente pela proteína mostrou-se eficaz na captura da bactéria Escherichia coli, danificando suas membranas”, comentou a cientista.

http://jornalciencia.com/tecnologia/biotecnologia/1507-arvore-milagrosa-consegue-transformar-agua-suja-em-potavel-eliminando-bacterias-e-sedimentando-detritos

Asteroide de 45 m de diâmetro passa 'de raspão' hoje pela Terra


Viajando a 28.100 km/h, um asteroide com 45 metros de diâmetro passa hoje de raspão pela Terra. Em sua aproximação máxima, ele estará mais perto de nós que os satélites usados para telecomunicações. Mas não há risco de colisão. Ufa.


Descoberto no ano passado, o pedregulho batizado de 2012 DA14 é o último --e mais contundente-- dos alertas de que asteroides oferecem risco real ao futuro da civilização (deixando no chinelo crises hipotecárias americanas).

Em seu sobrevoo da Terra, ele passará a apenas 27.680 km da ilha de Sumatra, na Indonésia, às 17h24 (de Brasília). Apesar da proximidade, ele é tão discreto que não poderá ser visto a olho nu.

No Brasil, à luz do dia, nem com a ajuda de instrumentos será possível vê-lo.

Nunca um asteroide desse porte --capaz de causar estragos-- foi monitorado passando tão perto da Terra. Isso dará aos astrônomos uma oportunidade única de estudá-lo.

Para esse fim, o principal instrumento é o radar, que permite um mapeamento de sua superfície durante a fase de maior aproximação do objeto, que tem a largura de meio campo de futebol.

EVENTO TUNGUSKA

Embora asteroides com esse tamanho sejam incapazes de provocar extinção em nível planetário (o bólido que matou os dinossauros 65 milhões de anos atrás tinha cerca de 10 km de diâmetro), o estrago em caso de colisão pode ser grande.

Um exemplo disso foi o episódio ocorrido em Tunguska, na Sibéria, em 1908. Um fenômeno equivalente à detonação de uma arma nuclear na atmosfera provocou uma onda de choque que achatou 2.000 km2 de floresta.

Acredita-se hoje que tenha sido um asteroide de cerca de 60 metros de diâmetro, que nem chegou a colidir com o chão, mas se quebrou no atrito com a atmosfera terrestre.

Caso o 2012 DA14 estivesse destinado a trombar com o planeta, faria estrago similar. Se a colisão ocorresse numa região habitada, seria uma catástrofe sem precedentes. Mesmo caindo no oceano, seria um problema.

"Nesse caso, só correr para as montanhas", afirma Cassio Leandro Barbosa, astrônomo da Univap (Universidade do Vale do Paraíba), em São José dos Campos. Seria a única maneira de fugir do tsunami resultante.

Com sorte, no caso do 2012 DA14, como o objeto foi descoberto há um ano, caso houvesse perigo de colisão, daria para tentar evacuar as regiões ameaçadas. "Mas imagine o caos", diz Barbosa.

Pesquisadores da Nasa estimam que uma colisão desse tipo aconteça em média a cada 1.200 anos. Como a última foi há pouco mais de cem anos, o risco de outra tão já é baixo. Mas não dá para descartar.

O mais interessante, contudo, é que uma aproximação desse tipo, sem pancada, é bem mais comum --uma a cada 40 anos.

 Fontes : Folha de São Paulo

LUIZ GONZAGA - UM ECOLOGISTA - Segundo Ano


Em 2013, Luiz Gonzaga completaria 100 anos. Para homenageá-lo e comemorar a data, o Rei do Baião ganhou no mês de janeiro um filme e a microssérie Gonzaga - De Pai Pra Filho. Sempre vestindo o gibão de couro, usado pelos vaqueiros nordestinos, ele tornou o ritmo baião conhecido em todo Brasil. Gonzagão morreu em 1989, deixando 56 discos e mais de 500 canções.

Asa Branca
Foi ele quem apresentou para grande parte dos brasileiros as aves, os rios, as serras e as plantas do sertão nordestino. Quem nunca cantarolou "Asa Branca", uma das músicas mais conhecidas e belas de Gonzaga? Este é o nome de um pássaro que, graças aos versos do compositor, se transformou no símbolo do sertão. Na música, é narrada a migração da ave, fazendo uma metáfora com a vida do homem sertanejo que deixa o sertão na seca e regressa quando volta a chover.

Galo de Campina
O Mais Você descobriu que nem a fama trazida pela música melhorou a situação da asa-branca na natureza. É cada vez mais difícil encontrar a ave no sertão, pois são bichos muito caçados. Além dela, Gonzagão cantou outras espécies de pássaros de sua região em sua obra, que também estão em ameaça, como o assum preto, a rolinha "Fogo Apagou" e o galo de campina. A maioria dessas aves vive em cativeiro e sofre maus-tratos para ser vendida.
Assum Preto
Rolinha Fogo Apagou

A Columbina squammata conhecida popularmente como rolinha fogo-pagou, ou fogo-apagou, ou rola-pedrez, o rolinha-carijó, ou rolinha-cascavel é uma ave columbiforme da família Columbídea. Seu nome mais conhecido é uma perfeita onomatopeia do seu canto. Tem uma coloração de fundo bege, com manchas claras e escuras que dão o aspecto de escamas. Daí seu nome "squammata". Seu nome popular de rolinha-cascavel aparece em algumas regiões devido ao barulhinho de seu voo que lembra um chocalho. Mede em torno de 19 centímetros, sendo um pouquinho maior que a rolinha comum. Habita áreas de campos e bordas das matas, alimentando-se de sementes, pequenos frutos e insetos. Vive aos pares ou em pequenos bandos, praticamente em todo o Brasil, excetuando-se áreas florestadas.

Inspirou várias músicas, poesias e textos literários. Segue abaixo a letra de uma música de Luiz Gonzaga:


Fogo Pagou


Teve pena da rolinha que o menino matou
Teve pena da rolinha que o menino matou
Mas depois que torrou a bichinha, comeu com farinha...gostou
Mas depois que torrou a bichinha, comeu com farinha...gostou

Fogo pagou
Fogo pagou
Fogo pagou..tem dó de mim

Fogo pagou
Fogo pagou
Fogo pagou..é sempre assim

Todo mundo lamenta a desgraça que a gente passa num dia de azar
Más se disso tirar bom proveito sorrir satisfeito fingindo chorar
Todo mundo lamenta a desgraça que a gente passa num dia de azar
Más se disso tirar bom proveito sorrir satisfeito fingindo chorar


 

FONTES: Mais você

http://gereblog.blogspot.com.br/2010/12/fogo-apagou.html