segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

1º ano A - B - B1 INTRODUÇÃO À BIOLOGIA

A Biologia (do grego βιος, bios = vida; e λογος, logos = estudo) é a ciência responsável pelo estudo da vida: seu surgimento, processo evolutivo, constituição, formas de relação entre indivíduos da mesma espécie ou de espécies diferentes e também com o mundo abiótico.

Embora nem sempre analisar o todo, por meio de suas partes, corresponda fielmente ao real, seria basicamente impossível estudar a Biologia sem que na mesma houvesse divisões, considerando a sua abrangência. Esse texto apresentará algumas áreas de estudo dessa ciência. São elas:

- Citologia (ou Biologia Celular), como o nome sugere, é responsável pelo estudo das células: sua composição, estruturas, organelas e metabolismo.

- Embriologia: responsável pelo estudo do desenvolvimento embrionário, antes mesmo da fecundação, até o nascimento.

- Histologia: estudo dos tecidos animais (muscular, epitelial, conjuntivo e nervoso).

- Anatomia: estudo das estruturas corporais.

- Microbiologia: estudo dos micro-organismos - vírus, bactérias, arqueas, fungos e protozoários.

- Botânica: estudo das plantas, incluindo sua morfologia, tecidos e processos inerentes ao metabolismo.

- Zoologia: estudo dos animais. Didaticamente, a Zoologia pode ser dividida em Zoologia dos Invertebrados e Zoologia dos Vertebrados e, academicamente falando, há pesquisadores que se atêm a grupos específicos, como a Entomologia (estudo dos insetos) e Herpetologia (estudo dos répteis e anfíbios).

- Genética: estudo das leis da hereditariedade.

- Evolução: estudo dos processos de transformação que populações e espécies sofrem ao longo do tempo, dando origem a novas formas de vida.

- Ecologia: estudo das relações dos seres vivos entre si e o meio ambiente.

- Paleontologia: estudo dos fósseis.

CARACTERÍSITICAS GERAIS DOS SERE VIVOS

Composição química Está representada por:
Substâncias inorgânicas: água e sais minerais.
Substâncias orgânicas (possuem o carbono como elemento principal): carboidratos, lipídios, proteínas, ácidos nucléicos e vitaminas. A composição química aproximada da matéria viva é de 75 a 85% de água; 1% de sais minerais; 1% de carboidratos; 2 a 3% de lipídios; 10 a 15% de proteínas e 1% de ácidos nucléicos.

Metabolismo - É o conjunto de processos químicos responsáveis pela transformação e utilização da matéria e da energia pelos organismos. Apresenta duas etapas: anabolismo (processos de síntese) e catabolismo (processos de degradação ou análise).

º Organização celular - Com exceção dos vírus, todos os seres vivos são formados por células. De acordo com o tipo de célula os seres vivos podem ser.

º Procariontes - Possuem células procariotas, isto é, com membrana celular, citoplasma e nucleóide. Ex.: bactérias, algas azuis ou cianofíceas e PPLO.

º Eucariontes - Possuem células eucariotas, isto é, com membrana celular, citoplasma e núcleo. Ex.: protistas, fungos, plantas e animais.

º Diferenciação celular - Ocorre nos seres multicelulares. As células sofrem modificações dando origem a grupos de células com formas variadas, cada qual adaptada ao exercício de uma determinada função.

º Movimento - É a variação da posição do corpo no decorrer do tempo em relação a um sistema de referência.

º Crescimento - É o aumento do tamanho físico de um corpo. Nos seres vivos ocorre devido à incorporação e transformação dos alimentos.


Níveis de organização dos Seres Vivos

Átomos e moléculas: os átomos formam toda a matéria que existe. Eles se unem por meio de ligações químicas para formar as moléculas

- desde moléculas simples como a água (H2O), até moléculas complexas como proteínas, que possuem de centenas a milhares de átomos.
Organelas e células: as organelas são estruturas presentes no interior das células, que desempenham funções específicas. São formadas a partir da união de várias moléculas. A célula é a unidade básica da vida, sendo imprescindível para a existência. Existem tipos diferentes de células, cada uma com sua especificidade.
Tecidos: os tecidos são formados pela união de células especializadas e semelhantes que desempenham a mesma função. Os tecidos estão presentes apenas em alguns organismos multicelulares, como as plantas e os animais.
Órgãos e sistemas: os tecidos se organizam e se unem, formando os órgãos. Os sistemas são formados pela união de vários órgãos, que trabalham em conjunto para exercer uma determinada função corporal, como, por exemplo, o sistema digestório, que é formado por diferentes órgãos (boca, esôfago, estômago, intestinos, dentre outros).



Organismo: a união de todos os sistemas forma o organismo, que pode ser, por exemplo, uma pessoa.
     Classificação dos Seres vivos

Atualmente, os seres vivos são divididos em 5 Reinos: Monera, Protista, Fungi, Animalia e Plantae.

Reino Monera - Compreende os organismos unicelulares e procariontes que não possuem núcleo individualizado. Exemplos: bactérias, cianofíceas (cianobactérias) .

Reino Protista - Compreende os organismos unicelulares eucariontes, isto é, que possuem núcleo organizado (delimitado por membrana ou carioteca).
Exemplos: protozoários, algas unicelulares (euglenófitas, crisófitas e pirrófitas).

Reino Fungi - Compreende os organismos eucariontes, uni ou pluricelulares e heterótrofos (alimentam-se de substâncias orgânicas pré-elaboradas).
Exemplos: todos os fungos (bolor, fermento e cogumelo).

Reino Animalia ou Metazoa - Compreende os animais pluricelulares e eucariontes.
Exemplos: todos os animais desde os Poríferos até Mamíferos.

Reino Plantae ou Metáfita - Compreende as plantas pluricelulares e eucariontes.
Exemplos: algas pluricelulares (clorofíceas, rodofíceas e feofíceas), vegetais intermediários e vegetais superiores.

Nota - Os vírus por não apresentarem todas as características gerais dos seres Vivos, são classificados à parte e serão estudados em outro local onde, também, serão estudados detalhes sobre a AIDS e outras doenças viróticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário