terça-feira, 29 de março de 2011

POLUIÇÃO 5ª E 6ª EJA


Nosso planeta já está assim! Extremamente poluído. Isso dificulta a vida na Terra.

1-O que nós estamos fazendo para que nosso planeta fique assim?

2-O que você está fazendo para reduzir o lixo em nosso planeta?

3-Indique as formas que o ser humano pode utilizar para reduzir a poluição do solo: 


POLUIÇÃO DO SOLO

O solo é um recurso natural básico, constituindo um componente fundamental dos ecossistemas e dos ciclos naturais, um reservatório de água, um suporte essencial do sistema agrícola e um espaço para as atividades humanas e para os resíduos produzidos.
A degradação do solo pode ocorrer através de:
Desertificação
Utilização de tecnologias inadequadas
Falta de práticas de conservação de água no solo
Destruição da cobertura vegetal
A contaminação dos solos dá-se principalmente por resíduos sólidos e líquidos, águas contaminadas, efluentes sólidos e líquidos, efluentes provenientes de atividades agrícolas etc. Assim, pode-se concluir que a contaminação do solo ocorrerá sempre que houver adição de compostos ao solo, modificando suas características naturais e as suas utilizações, produzindo efeitos negativos.

















POLUIÇÃO DAS ÁGUAS
As atividades industriais, mineradoras e agrícolas são as principais emissoras de poluentes tóxicos nas águas. Entre as substâncias descarregadas estão os compostos orgânicos do clorinato, minerais, derivados de petróleo, mercúrio e chumbo (todos pelas indústrias) e fertilizantes, pesticidas e herbicidas (pela agricultura), que são arrastados para os rios com as chuvas.
Outra fonte importante de poluição é o despejo de esgoto: nas cidades e regiões agrícolas são lançados diariamente cerca de 10 bilhões de litros de esgoto que poluem rios, lagos e áreas de mananciais
Qualquer poluente que entre em contato com o solo ou com a água pode contaminar também os lençóis de água subterrâneos










Poluição Sonora
Algumas pesquisas mostram que o ruído constitui um dos agentes mais nocivos à saúde humana, causando hipertensão arterial, gastrites, úlceras e impotência sexual. O limite de tolerância do homem a ruídos contínuos e intermitentes, estabelecido pelo Ministério do Trabalho, é de 85 decibéis por 8 horas diárias.
Pessoas que trabalham ou vivem em locais com muito ruído podem ficar surdas ou com um zumbido constante nos ouvidos.















 
Poluição Visual
Trata-se da degradação do ambiente natural ou artificial que provoca incômodo visual.
O excesso de outdoors, propagandas, cartazes etc., faz com que a cidade fique visualmente poluída, pois estes além de deixarem a cidade feia, ainda a torna cada vez mais suja, devido aos papéis que são jogados na rua.
A gravidade deste tipo de poluição será ainda maior se o bem lesado for um bem tombado
























A poluição atmosférica, nas regiões urbanas, tem aumentado devido à crescente atividade industrial e ao aumento do número de veículos motorizados em circulação. A qualidade do ar urbano tem causado sérios problemas às condições de vida das pessoas, das plantas e dos animais que vivem nas cidades e arredores.
Estes poluentes provêm de várias fontes, algumas emitidas diretamente de veículos automotores, outras formadas indiretamente através de reações fotoquímicas no ar.
A poluição do ar é classificada em
Poluição pelos detritos industriais
Poluição pelos pesticidas
Poluição radioativa
Fatores que causam a poluição do ar
Fatores naturais: são aqueles que têm causas nas forças da natureza, como tempestades de areia, queimadas provocadas por raios e as atividades vulcânicas.
Fatores artificiais: são aqueles causados pela atividade do homem, como a emissão de combustíveis de automóveis, queima de combustíveis fósseis em geral, materiais radioativos, queimadas etc.




POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA

Nenhum comentário:

Postar um comentário