terça-feira, 10 de maio de 2011

AUSÊNCIA DE DOMINÂNCIA - 3º ANO


O gene dominante bloqueia totalmente a atividade do seu alelo recessivo, de maneira que apenas o caráter condicionado pelo gene dominante se manifesta.Nesses casos, portanto, um indivíduo heterozigoto(Aa) exibirá o mesmo fenótipo do homozigoto(AA). Tal fenômeno é chamado de dominância completa.
Mas existem casos em que o gene interage com seu alelo, de maneira que o híbrido ou o heterozigoto apresenta um fenótipo diferente e intermediário em relação aos pais homozigotos ou então expressa simultaneamente os dois fenótipos paternos.Fala-se, então, de ausência de dominância.
Podemos identificar dois tipos básicos de ausência de dominância, cujos os estudos foram desenvolvidos em épocas posteriores á de Mendel:a herança intermediária e co-dominância.
Herança intermediária
A  herança intermediária é o tipo de dominância em que o indíviduo heterozigoto exibe um fenótipo diferente e intermediário em relação aos genitores homozigotos.Vejamos os seguintes exemplos:
Exemplo 1.  A planta ""maravilha"" (Mirabilis jalapa) apresenta duas variedades básicas para a coloração das flores: a variedade alba(com flores brancas) e a variedade rubra (com flores vermelhas). chamando o gene que condiciona flores brancas de B e o gene para flores vermelhas de V, o genótipo de uma planta com flores brancas é BB, e o genótipo de uma planta com flores rubras é VV. Cruzando-se esses dois tipos de plantas (VV X BB), os descendentes seram todos VB; as flores dessas plantas (VB) seram rosas, isto é, exibirão um fenótipo intermediário em relação aos fenótipos paternais(flores vermelhas e brancas).


Mirabilis jalapa _ Branca

Mirabilis jalapa - vermelha


Mirabilis jalapa - Rosa





















Exemplo 2. Nas galinhas de raça andaluza, o cruzamento de um galo de plumagem preta(PP) com uma galinha de plumagem branca(BB) produz descendentes com plumagem azulada (PB). Percebe-se então que a interação do gene para a plumagem preta(P) com o gene para plumagem branca(B) determina o surgimento de um fenótipo intermediário(plumagem azulada).

Co-dominância
A co-dominância é o tipo de ausência de dominância em que o indíviduo heterozigoto expressa simultaneamente os dois fenótipos paternos.Como exemplo podemos considerar da cor da pelagem em bovinos da raça Shorthon: os indivíduos homozigotos AA tem pelagem vermelha; os homozigotos BB tem pelagem branca;e os heterozigotos AB têm pêlos brancos e pêlos vermelhos alternadamente distribuídos.
Raça Shorton - Branco
Raça Shorton - Vermelho

Raça Shorton - Malhado







3 comentários:

  1. Olá colega Bella!! Adorei seu blog e tomei a liberdade de inserir uma postagem sua no meu, porque não encontrava nada didático sobre o assunto para meus alunos! Mas creditei o conteúdo ao seu blog!! Sinta-se à vontade em explorar e compartilhar de meus conteúdos!!
    Boa sorte com o blog!!
    Bjos!!

    http://biologiarosilene.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. OLÁ ROSILENE, OBRIGADO PELO RECADINHO SINTA SE A VONTADE PARA ENTRAR E PESQUISAR A CASA É SUA...O BLOG FAZ PARTE DE UM PROJETO PARA MELHORAR A QUALIDADE DO ENSINO. BEIJOS

    ResponderExcluir
  3. Muito bem feito.
    Parabéns

    ResponderExcluir