quarta-feira, 25 de abril de 2012

ENERGIA RENOVÁVEIS 1º ANO


Tipos de Energias Renováveis

Biomassa
A bioenergia resulta de todo tipo de matéria-prima orgânica utilizada em processos de compostagem ou combustão para obtenção de energia. Geralmente, são resíduos florestais e agrícolas, esterco ou resíduos domésticos e industriais.

O lixo municipal, por exemplo, pode ser convertido em combustível para transporte e indústrias. Já a compostagem de vegetais produz gás metano, que pode ser utilizado como combustível. A queima de biomassa provoca a liberação de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, mas como este composto havia sido previamente absorvido pelas plantas que deram origem ao combustível, o balanço de emissões de CO2 é nulo.

O objetivo da biomassa é produzir energia sem aumentar os níveis de CO2 e outros gases poluentes na atmosfera. Podemos considerar várias fontes energéticas de origem natural:

Biomassa Sólida: tem como fonte produtos e resíduos agrícolas, florestais e industriais (estes apenas se forem biodegradáveis).

Biocombustíveis Gasosos: o biogás tem origem nos efluentes agropecuários, agroindustriais e urbanos (como em aterros de resíduos sólidos), e resulta da degradação biológica anaeróbia da matéria orgânica contida nestes elementos.

Biocombustíveis Líquidos: existe uma série de biocombustíveis líquidos, como:
• Biodiesel: Obtido a partir de diversas matérias-primas, especialmente vegetais oleaginosos como mamona, palma, girassol, babaçu, amendoim, pinhão e soja. O biodiesel pode ser usado puro ou misturado ao diesel mineral e sua boa utilização depende de uma relação positiva entre a energia consumida na produção e a energia disponibilizada pelo combustível produzido.

Estudos europeus com o biodiesel produzido da canola concluíram que o produto reduz as emissões de gases de efeito estufa em índices entre 40% e 60% se comparado ao diesel comum.

• Etanol: também conhecido como álcool, é o biocombustível mais comum. No Brasil, o etanol tem como matéria-prima básica a cana-de-açúcar, enquanto nos Estados Unidos a fonte é o milho e, na França, a beterraba. O sistema brasileiro o mais viável. No ano passado, o Brasil exportou 3,426 bilhões de litros de álcool, contra 2,600 bilhões de litros em 2005. Este ano, o país já exportou 545 milhões de litros (337,7 milhões em janeiro e 207,3 em fevereiro), quase o dobro dos 304 milhões de litros vendidos nos primeiros dois meses de 2006.

• Metanol: os processos de produção mais comuns são de síntese a partir do gás natural ou a partir da madeira por meio de um processo de gaseificação.

Eólica
A energia eólica é produzida a partir do vento. Conforme o Greenpeace, o vento existente no planeta é suficiente para suprir a demanda mundial de energia em mais de quatro vezes o nível atual de consumo.

Atualmente, a energia eólica gera eletricidade para milhões de pessoas, empregos para dezenas de milhares de cidadãos e bilhões de dólares de lucro. Em Osório, no Rio Grande do Sul, foi instalado o segundo maior parque eólico do mundo, com 75 torres capazes de gerar 150 MW (megawatts), energia suficiente para atender a 650 mil pessoas (cerca da metade da população de Porto Alegre).




Geotérmica
A energia geotérmica é produzida a partir do calor de geisers e lavas vulcânicas. Existe uma grande quantidade de energia sob forma térmica contida no interior do planeta. Segundo estimativa do portal Energias Renováveis, editado por especialistas portugueses, a energia sob a crosta terrestre tem uma potência 10 mil vezes superior à energia consumida por ano no mundo.


Hídrica
As pequenas centrais hidrelétricas são a última novidade em termos de recursos hídricos. Sem inundar grandes áreas, o que provoca o desalojamento de famílias – e às vezes cidades inteiras –, os projetos de usinas hidrelétricas de pequeno porte usam o fluxo natural das águas dos rios para gerar eletricidade.

Unidades familiares contam com pequenas turbinas que usam o fluxo da água para gerar eletricidade para casas da comunidade. Conforme o Greenpeace, mais de 100 mil famílias usam pequenas turbinas de água para gerar eletricidade no Vietnã, enquanto na China mais de 45 mil pequenas hidrelétricas geram energia para mais de 50 milhões de pessoas.


Hidrogênio
Elemento químico mais abundante no universo, o mais leve e o que contém o maior valor energético, o hidrogênio é tido como uma das maiores fontes de energia do futuro. O elemento permite a produção de energia com liberação de vapor de água, eliminando (ou reduzindo muito) a emissão de gases do efeito-estufa.

Motores a hidrogênio, apesar de ainda caros, superam os motores de combustão em termos de eficiência e consumo. Outro fator positivo: não fazem barulho. A indústria automobilística prevê a produção em massa de motores a hidrogênio a partir de 2009.


Oceanos
Existem várias formas de aproveitamento da energia dos oceanos, como aquela provinda das marés (mareomotriz), das correntes marítimas, das ondas ou associadas ao diferencial térmico marítimo (que gera corrente elétrica a partir da diferença de temperatura da água do mar na superfície e nas profundezas do oceano).

Atualmente, a energia das ondas apresenta o maior potencial de exploração. Ela tem origem no efeito dos ventos, que são gerados pelo aquecimento do ar devido à radiação solar.


Solar
A energia solar se divide em térmica, que usa coletores de energia solar para o aquecimento de água sobre os telhados de casas (tecnologia comum no Brasil) e a fotovoltaica, que gera energia a partir de painéis compostos por conjuntos de células de silício cuja potência pode chegar a 200 Watts (tecnologia mais cara).

A energia solar cresce 33% ao ano e já é fonte complementar de residências em países como a Alemanha e o Brasil, além de ser aplicada para fins diversos, como em carros e satélites. Simples e segura, a energia solar é livre de qualquer poluição, porém seu custo ainda é um problema.

Hoje, casas dotadas desse mecanismo economizam em média 60% de eletricidade em comparação com as residências convencionais. Estima-se que a energia solar poderá suprir até 25% da demanda energética no mundo em 2040.


Nenhum comentário:

Postar um comentário