sexta-feira, 1 de junho de 2012

A IMPORTÂNCIA DA ÁRVORE PARA O MEIO AMBIENTE - SEMANA DO MEIO AMBIENTE


As árvores são organismo essenciais para o equilíbrio do planeta Terra principalmente pela realização da fotossíntese. Assim, elas absorvem radiação solar e gás carbônico durante o dia liberando oxigênio e água, sendo este um processo contrário à respiração humana. Além do mais, a liberação de água é extremamente importante para o controle da umidade climática.
Vários pesquisadores revelam a importância das árvores para amenizar o clima em áreas urbanas, controlando a radiação solar, ventilação e umidade relativa do ar. Muitos estudos foram realizados para comparar a diferença de temperatura entre áreas cobertas por prédios altos e margens arborizadas. Entre estas pesquisas, encontrou-se uma diferença de 3°C em uma mesma avenida de São José do Rio Preto.
As características tão incríveis e importantes das árvores vão além disso. Eles são os organismos que mais apresentam variações para se adaptar ao meio em que estão. Como exemplo, pode-se citar a salicina, substância que surgiu no Salgueiro para proteção de fungos e bactérias. Esta mesma substância foi utilizada para a produção de aspirina. Da mesma forma, muitos outros compostos presentes nas árvores são de extrema importância farmacêutica e para a elaboração de cosméticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário