quarta-feira, 23 de outubro de 2013

EXERCÍCIOS DE TRANSPORTE NA MEMBRANA PLASMÁTICA 1º ANO

1)(PUC-RIO 2008)
A salga, um antigo processo de conservação de alimentos, tem como princípio a:
A)
diminuição do metabolismo das células dos alimentos;
B)
diferença de pressão osmótica;
C)
diminuição da temperatura;
D)
diferença no pH do alimento;
E)
diferença no conteúdo de gordura do alimento.

2) (UFSC 2011)
Dentre os vários mecanismos de transporte em nível de membrana celular, podemos citar a  osmose. De maneira simplificada, a figura abaixo esquematiza as condições para a ocorrência da osmose.



Com relação ao processo osmótico, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. Haverá passagem de água do lado A para o lado B.
02. Na natureza o meio hipertônico cederá moléculas de soluto para o meio hipotônico até que se estabeleça um equilíbrio.
04. Se A fosse o meio intracelular de uma célula humana e B água pura, com certeza esta célula iria estourar.
08. Se A fosse o meio intracelular de uma célula vegetal e B água pura, a parede celulósica impediria que sua membrana celular se rompesse.
16. A pressão osmótica é gerada pela passagem do solvente do lado B para o lado A.
32. As células de nosso corpo encontram-se banhadas por uma solução isotônica; desta forma, a passagem da água do meio extracelular para o intracelular ocorre por osmose.

3) (UNICS/AL-2011) Zeca é um biólogo e estava estudando 3 tubos de ensaios contendo hemácias, as quais foram analisadas ao microscópio.
No primeiro tubo (A), as células estavam murchas, no segundo (B), normais e no terceiro (C), inchadas.





Pode-se afirmar que as hemácias foram colocadas em solução

a) hipotônica no tubo A.
b) isotônica no tubo B.
c) hipertônica no tubo C.
d) hipotônica no tubo B.
e) isotônica no tubo A.



.4) (Unicamp-2011) Duas fatias iguais de batata, rica em amido, foram colocadas em dois recipientes, um com NaCl 5M e outro com H2O. A casa 30 minutos as fatias eram retiradas da solução de NaCl 5M e da água, enxugadas e pesadas. A variação de peso dessas fatias é mostrada no gráfico abaixo.


a) Explique a variação de peso observada na fatia de batata colocada em NaCl 5M e a observada na fatia de batata colocada em água.

b) Hemácias colocadas em água teriam o mesmo comportamento das células da fatia de batata em água? Justifique.

5) (UEPGPR-2012) – Todas as células estão envolvidas por uma membrana plasmática que controla a entrada e saída de substâncias. Nesse contexto, assinale o que for correto.

01) Nas células animais, na osmose ocorre a passagem de  solvente  por  uma  membrana  semipermeável, quando há diferença de concentração entre duas soluções. O solvente passa de uma região mais concentrada para uma menos concentrada (hipotônica).
02) Mergulhadas nas camadas lipídicas das membranas estão as proteínas, as quais podem desempenhar funções extremamente importantes às células, como o transporte de substâncias e como  receptores celulares.
04) O transporte de grandes moléculas  para o interior da célula pode ser realizado por exocitose, por meio da expansão de regiões do citoplasma, denominadas de pseudópodes.
08) A membrana plasmática é formada por uma dupla camada de lipídeos, a qual apresenta uma região polar (com afinidade pela água), voltada para os meios extra e intracelulares, e uma região apolar (sem afinidade pela água).
16) A membrana plasmática possui a propriedade de permeabilidade seletiva. No transporte ativo, as substâncias se movem contra um gradiente de concentração, havendo gasto de energia para esse deslocamento








Nenhum comentário:

Postar um comentário