quarta-feira, 2 de março de 2016

EXERCÍCIOS DE BIOLOGIA GENÉTICA 3º B e C

EXERCÍCIOS DE BIOLOGIA  1º BIMESTRE – GENÉTICA
ALUNO:---------------------------------------------------------
01- Os termos: homozigoto e heterozigoto fazem parte da nomenclatura básica em genética. Explique o que significam.
02- Dê um exemplo de retrocruzamento.
03- Nos porquinhos da Índia, a pelagem negra é dominante sobre a pelagem branca. Um criador tem um lote de porquinhos-da-índia negros, com o mesmo genótipo.
O que deve fazer para descobrir se esses animais são homozigotos ou heterozigotos? Justifique sua resposta.
04- Uma planta heterozigota de ervilha com vagens infladas produziu por autofecundação descendência constituída por dois tipos de indivíduos: com vagens infladas e com vagens achatadas.
a) Tomando, ao acaso um desses descendentes, qual a probabilidade dele ser heterozigoto?
b) Tomando, ao acaso um desses descendentes, qual a probabilidade dele ser homozigoto?
05- No porquinho da índia, o pêlo pode ser preto ou marrom. Cruzando-se animais homozigotos de pêlo preto com outros, também homozigotos, de pêlo marrom, obtiveram-se em F1, todos de pêlo preto. Esses animais F1 foram retrocruzados com animais de linhagem de pêlo marrom, produzindo 192 descendentes. Quantos se espera que tenham também o pelo marrom?
06-Um homem míope e albino casou-se com uma mulher de pigmentação e visão normais, porém filha de pai míope e albino. Sendo miopia e o albinismo caracteres recessivos, qual a probabilidade deste casal ter um filho de visão e pigmentação de pele normal?
07- Um gato preto (A) foi cruzado com duas gatas (B e C) também pretas. O cruzamento do gato A com a gata B produziu 8 filhotes, todos pretos; o cruzamento do gato A com a gata C produziu 6 filhotes pretos e 2 amarelos. O que a análise desses resultados nos permite concluir?
08- A capacidade de sentir o gosto de uma substância amarga chamada feniltiocarbamida (PTC) deve-se a um gene dominante. Qual será a probabilidade de um casal (sensível a essa substância e heterozigótico) ter um filho do sexo feminino e sensível ao PTC?
09- No homem, a sensibilidade ao PTC é devida a um gene dominante P e a insensibilidade, ao seu alelo p; o uso da mão direita é devido a um gene dominante C e o da mão esquerda, ao seu alelo c. Um homem canhoto, sensível ao PTC, casa-se com uma mulher destra, também sensível. O casal tem 4 filhos canhotos, sendo 2 sensíveis e 2 insensíveis. Qual o genótipo do casal?

10- Certo tipo de miopia é um caráter condicionado por um gene recessivo m. A adontia hereditária é determinada por um gene dominante D. Um homem com odontia e visão normal casa-se com uma mulher míope e com dentes normais, tendo o casal um filho míope e com dentes normais. Se o casal tiver mais um filho, qual a probabilidade de ele ser homem e normal para ambos os caracteres?

Nenhum comentário:

Postar um comentário