terça-feira, 22 de março de 2011

CONSERVAÇÃO DO SOLO - 5ª e 6ª EJA

Definição
Quando o solo não recebe tratamento adequado ele pode perder suas propriedades naturais e se tornar infértil. Para sua conservação, algumas medidas podem ser tomadas:

Conservação da vegetação nativa
Uma das mais importantes medidas para conservar o solo é não praticar o desmatamento. A vegetação natural possui características que conservam o solo.
Combate à erosão
Feito através do sistema de curvas de nível. Valetas em sentido circular são feitas no solo de regiões altas (montanhas, morros, serras). Estas valetas absorvem a água, evitando assim as enxurradas que levam as terras.
erosão do solo
      curvas de nível
Reflorestamento

A falta de vegetação pode facilitar a ocorrência da erosão. Com a plantação de árvores em regiões que sofreram desmatamento, evita-se a erosão. O eucalipto e o pinheiro são as árvores mais utilizadas neste processo, pois suas raízes “seguram” a terra e absorvem parte da água.
                       reflorestamento
Rotação de cultura
A área de plantações pode ser dividida em partes, de maneira que uma delas ficará sempre descansando. As outras partes recebem o plantio de culturas diferentes. Após a colheita, ocorre uma rotação, sendo que a parte que havia descansado recebe o plantio e uma que foi usado vai para o descanso. Desta forma, evita-se o desgaste da terra (perda de nutrientes), dificultando sua infertilidade.
Evitar as Queimadas
Ao queimar uma área agrícola os objetivos do agricultor são controlar as pragas, limpar áreas para plantio, renovar pastagens e facilitar na colheita da cana-de-açúcar. Ao mesmo tempo em que as queimadas facilitam a vida do agricultor, trazendo benefícios em curto prazo, elas também prejudicam a biodiversidade, a dinâmica dos ecossistemas, aumentam a erosão do solo, afeta a qualidade do ar e pode acarretar danos ao patrimônio público e privado (quando ocorrem queimadas próximas a rodovias, rede elétrica e entre limites de áreas agrícolas).


Você sabia?
- Comemora-se em 15 de abril o Dia da Conservação do Solo.


Um comentário: