sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

“Arvore milagrosa” pode purificar e clarificar a água de modo barato e sustentável.


Uma substância natural obtida das sementes de uma “árvore milagrosa” pode purificar e clarificar a água de modo barato e sustentável.
Em um mundo onde existe mais de 1 bilhão de pessoas sem acesso à água potável, essa descoberta sinalizaria um grande avanço. A pesquisa foi publicada no ACS Journal Langmuir.
Uma solução usa as sementes de uma árvore com grande potencial para produzir água potável, extremamente limpa. O processo de tratamento da água exige apenas sementes de uma árvore, é o que afirma os pesquisadores responsáveis pelo estudo.
A planta consegue remover micróbios causadores de doenças e sedimentos na água, transformando-a em perfeitamente potável, uma tecnologia simples que muitas vezes não está disponível em muitas áreas rurais em países em desenvolvimento. O grande avanço foi descoberto na espécie Moringa oleifera, também chamada de “árvore milagre”, uma planta cultivada em regiões equatoriais, usada para alimentação, remédios tradicionais e biocombustível.
A autora da pesquisa, Stephanie B. Velegol, Ph.D., da Universidade do Estado da Pensilvânia, declarou: “Pesquisas anteriores mostraram que uma proteína nas sementes da Moringa consegue limpar a água. Constatamos que a água não pode ser guardada por muito tempo e outros métodos de purificação são muito caros. Queríamos desenvolver uma forma mais simples e menos cara de utilizar o poder de suas sementes”.
Para isso, ela acrescentou um extrato da semente que contém a carga positiva da proteína específica encontrada na planta, conseguindo se ligar aos sedimentos e matado os micróbios. A areia torna-se carregada negativamente, permitindo ótima sedimentação.
O pó da planta carregada negativamente pela proteína mostrou-se eficaz na captura da bactéria Escherichia coli, danificando suas membranas”, comentou a cientista.

http://jornalciencia.com/tecnologia/biotecnologia/1507-arvore-milagrosa-consegue-transformar-agua-suja-em-potavel-eliminando-bacterias-e-sedimentando-detritos

Nenhum comentário:

Postar um comentário