sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

LUIZ GONZAGA - UM ECOLOGISTA - Segundo Ano


Em 2013, Luiz Gonzaga completaria 100 anos. Para homenageá-lo e comemorar a data, o Rei do Baião ganhou no mês de janeiro um filme e a microssérie Gonzaga - De Pai Pra Filho. Sempre vestindo o gibão de couro, usado pelos vaqueiros nordestinos, ele tornou o ritmo baião conhecido em todo Brasil. Gonzagão morreu em 1989, deixando 56 discos e mais de 500 canções.

Asa Branca
Foi ele quem apresentou para grande parte dos brasileiros as aves, os rios, as serras e as plantas do sertão nordestino. Quem nunca cantarolou "Asa Branca", uma das músicas mais conhecidas e belas de Gonzaga? Este é o nome de um pássaro que, graças aos versos do compositor, se transformou no símbolo do sertão. Na música, é narrada a migração da ave, fazendo uma metáfora com a vida do homem sertanejo que deixa o sertão na seca e regressa quando volta a chover.

Galo de Campina
O Mais Você descobriu que nem a fama trazida pela música melhorou a situação da asa-branca na natureza. É cada vez mais difícil encontrar a ave no sertão, pois são bichos muito caçados. Além dela, Gonzagão cantou outras espécies de pássaros de sua região em sua obra, que também estão em ameaça, como o assum preto, a rolinha "Fogo Apagou" e o galo de campina. A maioria dessas aves vive em cativeiro e sofre maus-tratos para ser vendida.
Assum Preto
Rolinha Fogo Apagou

A Columbina squammata conhecida popularmente como rolinha fogo-pagou, ou fogo-apagou, ou rola-pedrez, o rolinha-carijó, ou rolinha-cascavel é uma ave columbiforme da família Columbídea. Seu nome mais conhecido é uma perfeita onomatopeia do seu canto. Tem uma coloração de fundo bege, com manchas claras e escuras que dão o aspecto de escamas. Daí seu nome "squammata". Seu nome popular de rolinha-cascavel aparece em algumas regiões devido ao barulhinho de seu voo que lembra um chocalho. Mede em torno de 19 centímetros, sendo um pouquinho maior que a rolinha comum. Habita áreas de campos e bordas das matas, alimentando-se de sementes, pequenos frutos e insetos. Vive aos pares ou em pequenos bandos, praticamente em todo o Brasil, excetuando-se áreas florestadas.

Inspirou várias músicas, poesias e textos literários. Segue abaixo a letra de uma música de Luiz Gonzaga:


Fogo Pagou


Teve pena da rolinha que o menino matou
Teve pena da rolinha que o menino matou
Mas depois que torrou a bichinha, comeu com farinha...gostou
Mas depois que torrou a bichinha, comeu com farinha...gostou

Fogo pagou
Fogo pagou
Fogo pagou..tem dó de mim

Fogo pagou
Fogo pagou
Fogo pagou..é sempre assim

Todo mundo lamenta a desgraça que a gente passa num dia de azar
Más se disso tirar bom proveito sorrir satisfeito fingindo chorar
Todo mundo lamenta a desgraça que a gente passa num dia de azar
Más se disso tirar bom proveito sorrir satisfeito fingindo chorar


 

FONTES: Mais você

http://gereblog.blogspot.com.br/2010/12/fogo-apagou.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário