segunda-feira, 5 de junho de 2017

3º ANO INTRODUÇÃO À GENÉTICA

Genética e Primeira Lei de Mendel:
· Cromossomo: Filamento de DNA, que contém os genes.
· Cromossomos homólogos: presentes nas células diplóides onde estão dispostos aos pares (um recebido do pai e outro da mãe), em locus correspondentes.
· Gene: segmento de DNA que carrega as informações para que uma proteína seja sintetizada é por convenção representado por letras.
· Células haplóides: são as células que sofreram meiose e possuem apenas metade da carga genética do indivíduo, responsáveis pela formação dos gametas.
· Locus (loco) gênico (plural-loci): designa o lugar onde o gene está localizado no cromossomo.
· Genes alelos: genes que estão situados em locus correspondentes no par de cromossomos homólogos. Ambos agem na determinação do mesmo caráter.
· Gene dominante: um só alelo do par (em dose simples) é suficiente para determinar o caráter; representado por letra maiúscula. Ex: A
· Gene recessivo: o gene precisa se apresentar em dose dupla (par alelos) para determinar o caráter; é representado por letra minúscula. Ex: a
· Homozigoto: o indivíduo apresenta um par de genes alelos iguais, que ocupam o locus correspondentesno par de homólogos. Ex BB ou bb
· Heterozigoto: o individuo apresenta dois alelos diferentes situados em locus correspondentes nos cromossomos homólogos. Ex: Cc
· Genótipo: corresponde à bagagem genética (patrimônio genético) do indivíduo; os genes determinam uma ou mais características; são representados por letras.
· Fenótipo: é a expressão obsevada ou detectada de uma característica genotípica considerada. Ex: altura, tipo sanguineo etc.
· Fenocópia: "cópia do fenótipo": o fenótipo, influenciado pela ação do meio, é alterado, tornando-se semelhante ao fenótipo manifestado pela ação dos genes. Ex: uma criança normal pode ter uma infecção grave no ouvido e, em consequencia tornar-se surda-muda, uma cópia da surdo-mudez hereditária. A fenocópia trata de um caráter adquirido e não genético (não transmitido aos descendentes).
· Heredograma: árvore genealógica ou carta genealógica, é a representação gráfica através de símbolos convencionados, que indica casamentos, parentesco, transmissão de características em uma família, o número de filhos, gênero, ordem de nascimento etc. Ex:

Nenhum comentário:

Postar um comentário